
"SEQUELAS...
CARRANO E A LUTA POR UM MUNDO INCLUSIVO"
CARRANO relata que foi internado à força por seu pai após a descoberta de maconha em sua jaqueta. Essa decisão foi tomada sem qualquer diálogo ou consulta prévia. O pai o levou a um hospital sob o pretexto de visitar um amigo, mas assim que chegaram, enfermeiros o agarraram e o internaram imediatamente.
Ao chegar na instituição, ele recebeu uma medicação potente que o fez dormir por 24 horas. No dia seguinte, acordou sob efeito da medicação e já estava vestindo o uniforme da instituição.
Em poucos dias, foi encaminhado para um tratamento intensivo. "Meu pai foi vítima da ignorância do momento."
Reflexão Sobre Consequências
O pai do CARRANO agiu por medo das notícias alarmantes sobre drogas que circulavam na época. Ele se sentiu desesperado e decidiu seguir o conselho de um amigo policial que o alertou sobre o uso da maconha, levando à internação de seu filho.
"SEQUELAS...
CARRANO E A LUTA POR UM MUNDO INCLUSIVO"
77min.
Daniel A Rubio
Realização: Coletivo Gatos Secos
Através de depoimentos de amigos e militantes o documentário percorre a vida de Austregésilo Carrano. autor do livro -Canto dos Malditos- que inspiro o filme " Bicho de Sete Cabeças"
de Laís Bodansky.
No documentário Carrano e seu amigo Maicon Pop compartilham uma história em comum: a luta antimanicomial. Carrano Bueno, um jovem Curitibano que sofreu internação psiquiátrica e se tornou um ativista contra a violência e a desumanização dentro de instituições psiquiátricas. Carrano denuncia os abusos que vivenciou, como eletrochoques e medicação forçada, e se torna um símbolo da luta por uma saúde mental mais humana e justa.
O documentário evidencia através da Maicon um jovem que foi amigo de Carrano a importância da memória, da arte e da comunidade como ferramentas para a integração social e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Carrano relata que foi internado à força por seu pai após a descoberta de maconha em sua jaqueta. Essa decisão foi tomada sem qualquer diálogo ou consulta prévia. O pai o levou a um hospital sob o pretexto de visitar um amigo, mas assim que chegaram, enfermeiros o agarraram e o internaram imediatamente.