
Olhar do Diretor
Soll Paixão, com seus dedos ágeis e olhos atentos, desenha um mundo de lantejoulas sobre o tecido. O pequeno bar onde trabalha, na saída do teatro alternativo no Centro de São Paulo, é um refúgio para almas inquietas. Ali, o público diverso e progressista se reúne ao cair da noite, sedento por música, teatro, cinema e conversas que transcendem o trivial.
Nos intervalos entre atender os clientes, Soll se entrega ao bordado. Cada ponto é uma promessa, um lampejo de esperança. O vestido que ela prepara é mais que um traje; é uma armadura reluzente para a noite que se aproxima. Domingo será o dia da coroação da Miss Trans 2023, e Soll quer estar impecável.
Ela sabe que a coroa não é apenas um adorno, mas um símbolo de resistência e conquista.
No camarim, onde a ansiedade flutua como um perfume doce e amargo, Sol se mistura às outras concorrentes umas com seus olhos marcados pelo cansaço, e outras, cuja risada ecoa pelas paredes.
SOMOS TODAS MISS
Documentário
Artver/documentários Kalika/Filmes
Duração: 80 min.
Elenco: Soll Paixão, Juliana Días, Leonora Áquilla Rosana Star, Sérgio Oldenburg entre outros.
Com uma abordagem observadora, o filme revela como essas mulheres desafiam estereótipos e redefinem, cada uma à sua maneira, o que significa ser mulher.
Soll, uma jovem aspirante a atriz, sonha em ser coroada Miss Brasil Trans 2023. O filme acompanha seus preparativos para o concurso, contrastando o glamour do evento com a realidade do seu cotidiano como mãe e mulher que transcende padrões estéticos.
Leonora Áquilla, Sua habilidade em articular discursos e conquistar aliados mostra que sua força vai muito além de sua identidade. Juliana Dias, Neurologista – o maior cidade da América Latina –, é um exemplo de resiliência e excelência profissional,
Sua participação no Miss Trans 2023 não é pela coroa, mas pela mensagem que carrega:
"O que importa é o que você faz com seu conhecimento. Pode chegar a ser o que quiser."
Com uma fotografia intimista e um ritmo que valoriza gestos e silêncios, o documentário convida o espectador a enxergar essas mulheres em sua plenitude ,como pessoas complexas, com histórias de superação tão humanas quanto as de qualquer um de nós.
O concurso Miss Brasil Trans 2023 serve como pano de fundo metafórico: todas, em suas diferentes batalhas, disputam diariamente o direito de serem vistas, respeitadas e coroadas pela própria existência.
O que este concurso mostra para além do que está sendo visto.

Diretor , Daniel A. Rubio, atua no mercado audiovisual desde 1987. Em 2019 estreiou no cinema com o documentário "O Verde Está do Outro Lado". Trabalhou como produtor e diretor em televisões a cabo nos EUA e na TVPUC 1997, BBC, TVArte, TV Aljazeera. Alguns dos seus principais projetos realizados :9 "Tobias 700 -A Historia de uma Ocupação" exibido em festivais em França, Cuba, Argentina, Uruguai, prêmio de melhor vídeo documentário na Mostra Cinesul 2005- Rio de Janeiro, o prêmio do júri entre mais de 70 documentários de países de latino-america. Diretor do Documentário “O Verde Está do Outro Lado”2019. Produtor Associado e um dos editores do documentário "Entre a luz e a sombra" (Biarritz, Amsterdam, e no festival É Tudo Verdade no Brasil.
A diretora de fotografia, Karla da Costa, atua em variados segmentos como diretora de fotografia, um dos principais projetos foi o documentário “Bixa Travesty” (2017), premiado em alguns festivais de 2018 como Teddy Awards, Festival de Berlim; Mostra La Paloma Valencia/Espanha, Festival de Brasília e finalista Prêmio ABC de melhor direção de fotografia em 2019. Como diretora realizou o curta metragem documentário "Conversas entre Elas", selecionado no Edital Projeto Curta em Casa (Instituto Criar, Projeto Paradiso e SPCine), selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas do IV Rota – Doc e Prêmio de Melhor Direção no FIC Pangeia 2023, e, a pedido do Museu da Imigração, SOMOS MIGRANTES.
superar esses estereótipos e encontrar a verdadeira identidade. O filme "Somos todas Miss" é um retrato observacional da luta pela descoberta da identidade de uma mulher.
O projeto, que foi filmado durante o concurso Miss Brasil Trans 2023, está em fase de pesquisa e roteirização, com previsão de mais gravações, caso necessário.
O filme busca não apenas celebrar a resistência trans, mas também furar bolhas e alcançar públicos que ainda veem essa realidade com distanciamento ou desconhecimento.
Mais do que um retrato sobre identidade, "Somos Todas Miss" é um espelho: lembra que buscamos o mesmo, ser quem somos sem pedir licença. E que, nesse sentido, somos todos dignos de nossa própria coroa.